Projeto de extensão do Ifes campus Linhares foi apresentado no evento ESX 2021

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 15h29 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 09h06

Na última sexta-feira (03/12/2021) os alunos do curso superior em Engenharia de Controle e Automação do campus Linhares Mateus Falcão e Vinícius de Moura Siqueira, acompanhados do professor Lucas Vago Santana, apresentaram os resultados preliminares do projeto de extensão intitulado “Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP”, no evento ESX 2021.

A oportunidade de apresentar o projeto no estande do Ifes no evento, surgiu após um convite da Pró-Reitoria de Extensão, que solicitou a presença dos projetos contemplados no edital nacional de promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). Neste edital, foram contemplados 60 projetos em todo o território nacional e o de Linhares é um deles.

ESX2021

Figura 1 – Professor Lucas Vago Santana (no meio) e alunos Mateus Falcão (à esquerda) e Vinícius de Moura Siqueira (à direita), da Engenharia de Controle e Automação, representando o campus Linhares no evento ESX 2021 do SEBRAE.

Sobre o evento:

O Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2021 é o maior evento de inovação do Espírito Santo. Organizado pelo SEBRAE, o evento visa gerar oportunidades, conhecimento e experimentações através de atividades simultâneas, exposições e um ambiente aberto para comunicação entre empresários, empreendedores e estudantes.

Maiores informações: https://esx2021.com.br/

Sobre o projeto:

O projeto de extensão “Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP” nasceu da parceria realizada entre o Ifes campus Linhares, representado pelo seu Grupo de Estudos em Automação e Robótica (GEAR) e a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU/ES), representada pela EEEFM José de Caldas Brito.

O objetivo do projeto é difundir conhecimentos sobre programação e robótica entre alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.

Atualmente, o projeto se encontra no final dos seus primeiros 12 meses de cronograma, e traz como principais resultados:

• Um curso de iniciação tecnológica em programação e robótica, organizado dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Parceria com 4 escolas públicas de rede estadual de ensino fundamental e médio:
    • EEEFM José de Caldas Brito (Linhares/ES);
    • EEEFM Profa. Antonieta Banhos Fernandes (Linhares/ES);
    • EEEFM Emílio Oscar Hülle (Marechal Floriano/ES);
    • EE Profa. Célia Ribeiro Landim (São Paul/SP);
  • 118 matrículas de alunos da rede pública no curso de extensão;

ESX2021 2

F igura 2 – Sala virtual do curso de extensão e recursos didáticos utilizados (simulador e robô educacional).

ESX2021 3
Figura
3 – Atividades na EEEFM José de Caldas Brito (Linhares/ES).

ESX2021 4

F igura 4 – Atividades na EEEFM Profa. Antonieta Banhos Fernandes (Linhares/ES).

ESX2021 5
Figura
5 – Atividades na EEEFM Emílio Oscar Hülle (Marechal Floriano/ES).

ESX2021 6

F igura 6 – Atividades na EE Profa. Célia Ribeiro Landim (São Paulo/SP).

Maiores informações: lucas@ifes.edu.br