Artigo de estudante do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial do campus Linhares é publicado em revista científica

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 12h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 16h23

A estudante Gabriela Dadalto Salvador, do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial do Ifes campus Linhares teve o artigo intitulado "MÉTODOS DE CUSTEIO E LUCRATIVIDADE DE LAVOURAS DE CAFÉ CONILON NA REGIÃO DE SOORETAMA-ES" publicado na revista ABCustos, da Associação Brasileira de Custos. A estudante foi orientada pelo professor Osmar José Bertholini Pianca.
O objetivo do artigo é analisar os métodos de custeio e a lucratividade em lavouras de café conilon da região de Sooretama /ES. O estudo utilizou-se de quatro propriedades e produtores diferentes. Os resultados dos índices de lucratividade obtiveram uma média de lucro de 57,87%, mostrando que todas as lavouras analisadas tiveram ganho no período em análise. Quanto aos métodos de custeio, o custeio variável apresentou-se como o mais relevante na tomada de decisão dos produtores, pois 76,11% dos custos do produto se referem ao custo variável. Assim, identifica-se que a pesquisa é importante para a tomada de decisão dos produtores de café da região e adjacências, tanto em relação à lucratividade quanto aos custos aplicados no produto, a fim de garantir a continuidade ou não do plantio.
Veja na íntegra a publicação em: www.revista.abcustos.org.br/abcustos/issue/view/62

Fonte: Revista ABCustos - ISSN 1980-4814 - Prefixo DOI: 10.47179 - Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil