Ifes campus Linhares será parceiro na implantação de projetos de ‘Cidade Inteligente’ em Linhares-ES

Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 14h51 | Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 14h51

Na última sexta-feira (12), o Ifes campus Linhares recebeu diretores do IBRACHICS – Instituto Brasileiro de Cidade Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis, para apresentação do Plano multissetorial Integrado de Transformação Inteligente-PTI, que implantará aplicativos e diversas tecnologias modernas e funcionais para facilitar o dia a dia das pessoas, em especial os cidadãos Linharenses.
Pelo Ifes, participaram do encontro a Diretora-geral, Sandra Bassani, o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus, Geovani Alipio, o Diretor do Ifes campus Piúma, Marcelo Polezze e o Pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure. O IBRACHICS foi representado pelo Diretor Presidente Andre Gomyde, que apresentou os objetivos dos projetos, parceiros e diretrizes de implantação.
O plano já foi apresentado a prefeitura municipal e terá um prazo de 18 meses entre ações de implantação imediata e estudos elaborados por instituições parceiras. São mais de 60 iniciativas que visam aplicar conceitos de Smart Cities no município, divididos em projetos. Entre os participantes, além do IBRACHICS e a Prefeitura de Linhares, estão: Universidade de São Paulo - USP, Universidade de Federal de Brasília-UNB, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, e o Instituto Federal do Espírito Santo.
O Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Geovani Alipio, destaca que o projeto pretende construir uma série de ações que possa melhorar o dia a dia das pessoas e facilitar o acesso à informação e tecnologias. O Ifes campus Linhares deverá atuar como parceiro na capacitação de pessoas e no desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos.
A Diretora-Geral, Sandra Bassani, disse que um projeto com esse alcance pode beneficiar muitas pessoas no Município, com qualificação de excelência oferecida pelo Ifes e as instituições parceiras, o que é muito importante para o crescimento econômico local.