Página inicial > Notícias > Ifes lança livro sobre Práticas Pedagógicas na Educação Profissional e quatro autores de artigos são servidores do campus Linhares

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 10h14 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h08

Servidores do Ifes campus Linhares acabam de publicar o livro "Práticas Pedagógicas na Educação Profissional - Experiência em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio", organizado por Lauro Chagas e Sá o livro conta também com participação dos autores César Silva Xavier, Fabrício Bortolini de Sá, Rovilson de Oliveira Mota e Briane Costa de Oliveira Guaitolini. A obra é publicada pela Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) que disponibiliza seus livros digitais em livre acesso.

De modo geral o livro trata da questão da prática pedagógica no Ensino Médio pela via da apresentação de experiências de ensino desenvolvidas em cursos organizados na forma da integração entre a formação técnica e a formação geral. O livro objetiva compartilhar experiências vivenciadas com alunos dessas modalidades, de modo a potencializar outras práticas dessa natureza em instituições que ofertam Educação Profissional.

Os capítulos são, prioritariamente, recortes de pesquisas de mestrado, realizadas em programas de pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a participação de vários autores. A expectativa é que os estudos reunidos na obra se constituam num embrião de um movimento coletivo de ampla magnitude, visando  a  exercitar,  de  forma  criativa,  a  efetiva  integração  prática  no interior  das  salas  de  aula  entre  a  formação  profissional  e  a  formação geral no Ensino Médio.