Página inicial > Notícias > Aluno do campus Linhares conquista medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas e ouro na Olímpiada Brasileira de Física

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 14h45 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h08

No ano de 2017, aconteceu a 6ª Edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e o aluno Marcos Vinícius Soprani Passamani, do campus Linhares, conquistou a medalha de prata no âmbito estadual. Além disso, o aluno também conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física, no âmbito estadual e menção honrosa nacional. As cerimônias de premiação serão realizadas em abril de 2018.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução em nível nacional, e é destinado exclusivamente a estudantes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes. Visa-se assim o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP, em São Paul, sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2018 terão início no dia 05 de abril de 2018 e terminarão em 02 de junho de 2018.  Para outras datas e informações consulte o calendário, regulamento e programa geral.

Confira a Lista de Premiação