Página inicial > Notícias > Grupo de Estudos seleciona bolsistas para atuarem em projeto de estação meteorológica automatizada

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 14h06 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 14h07

O Grupo de Estudos em Automação e Robótica (GEAR) do Ifes campus Linhares está selecionando alunos do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio para atuarem como bolsistas de Iniciação Científica Júnior (ICJr), no projeto intitulado
“Construção de uma estação meteorológica automatizada para coleta e monitoramento de dados atmosféricos visando sua utilização no controle de irrigação”, aprovado no Edital FAPES/CNPq Nº 13/2018, vinculado ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), em parceria com o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Trata-se de um projeto de pesquisa aplicada, cujo objetivo é construir e validar um protótipo de estação meteorológica para realizar a coleta e o processamento automático de dados sensoriais atmosféricos, visando sua utilização no manejo da água de irrigação de uma horta. Sob a orientação dos professores Lucas Vago Santana e Fabrício Bortolini de Sá, serão selecionados cinco (5) estudantes para receber uma bolsa mensal de R$ 100,00 durante a execução do projeto. As atividades ocorrerão nos turnos matutino e vespertino, de acordo com a disponibilidade da equipe de execução. Destaca-se que um cadastro de reserva será formado, que será utilizado caso algum bolsista precise ser substituído durante a execução do projeto.

Inscrição:

Os interessados deverão enviar um e-mail para lucas@ifes.edu.br até o dia 07/12/2018, informando:

Nome completo;

Turma;

Telefone celular;

Participações em iniciações científicas anteriores ( ) Sim ( ) Não

Seleção:

Os estudantes inscritos por e-mail serão classificados em duas etapas:

Etapa 1

Coeficiente de rendimento (obtido via sistema acadêmico);

Etapa 2

Entrevista com o coordenador do projeto (agendada individualmente);

Experiência anterior em outros projetos de iniciação científica (devidamente comprovada)

Para maiores informações o aluno pode entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus Linhares