Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 07h56 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 17h49

O município de Linhares se destaca pelas atividades econômicas crescentes e diversificadas, principalmente pela Indústria de Petróleo e Gás, que tem trazido grande desenvolvimento e investimentos, como a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), assim como perspectivas de mais atividades que geram demanda por mão de obra qualificada, como a construção de uma Fábrica de Fertilizantes, Fábrica de Implementos Rodoviários e a construção de um Porto na região, que terá um fluxo de embarcações previsto de 150 navios por ano.


A economia do Município também está baseada na agricultura, produção florestal, pecuária e comércio. No segmento industrial, destacam-se as empresas do ramo metal/mecânico, moveleiro, de confecção, produção de álcool, gêneros alimentícios - frangos, refrigerantes, laticínios, sucos - sendo essa última de referência nacional e internacional. Também há empresas de produção de aguardente, polpas de frutas, farinha, de beneficiamento de cacau e café, entre outras. Seu comércio é forte, com empresas tradicionais e novos empreendimentos. Também o turismo, que já é explorado, tem um grande potencial de desenvolvimento devido a suas praias – Linhares é o município capixaba com maior extensão territorial e litorânea – e ao elevado número de lagoas (69 lagoas), praia de Naturismo, Projeto Tamar, Reserva Biológica de Sooretama, e outros importantes segmentos da Mata Atlântica.


Nesse contexto, insere-se o Ifes campus Linhares, para suprir uma demanda regional de formação profissional, dar suporte aos arranjos produtivos locais e para a difusão do conhecimento científico e tecnológico. Com mais de mil alunos distribuídos entre cursos regulares e de extensão, a preparação para o mundo do trabalho é apenas uma das funções da Instituição, pois eles também participam de programas sociais e de atividades extracurriculares, o que possibilita um aprendizado mais amplo e integrado com a comunidade.


O campus está situado em uma área de 48.195 m2, no Bairro Aviso, cujas atividades letivas tiveram início em 08 de setembro de 2008, com os cursos Técnico em Administração e Técnico em Automação Industrial, nas modalidades Concomitante e Subsequente. Mais tarde, o campus passou a oferecer estes cursos também na modalidade Integrado ao Ensino Médio e a ofertar, com regularidade, cursos de Extensão, de Formação Profissional e Continuada (FICs) e de Aperfeiçoamento na Educação Profissional. Em 2015, o campus Linhares iniciou sua primeira turma de Pós-Graduação em Gestão Empresarial. Em 2016 iniciou-se o curso superior em Engenharia de Controle e Automação por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu. Em 2019, iniciou o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, e a Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas (EaD). Atualmente, o campus possui cerca de 1.300 alunos matriculados. Seu quadro de pessoal é composto por 101 servidores (57 docentes efetivos 44 técnico-administrativos). O perfil dos docentes é de 11,67% doutores, 43,33% mestres, 30% de especialistas e de 15% de graduados. Desses, 76,67% trabalham com Dedicação Exclusiva (DE).


O campus Linhares é destaque em competições e olimpíadas estudantis (de Robótica, Matemática, História, entre outras), e em exames nacionais como o Enem, com alto índice de aprovação nas maiores universidades e Institutos Federais do País. Os conhecimentos que os alunos adquirem em sala de aula podem ser aprofundados por meio da participação em monitorias e grupos de estudos supervisionados por professores. Há também a possibilidade de participação política, por meio dos Grêmios Estudantis, e pela prática de atividades físicas é possível treinar e se aperfeiçoar em várias modalidades esportivas.

 

Localização e Contato 
Avenida Filogônio Peixoto, 2220
Bairro Aviso - Linhares - ES
CEP: 29901-291
Tel.: (27) 3264-5700

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página