Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 17h35 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h03

A Biblioteca Professor Marcílio Lieberenz Falleiros campus Linhares está em funcionamento desde 2008 e possui acervo diversificado e atualizado, buscando ser um centro de informações e cumprir sua função social de fomentar o desenvolvimento de conhecimento. Está localizada no Bloco E, sendo responsável pelo provimento das informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus.

Horário de funcionamento: das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Informações e sugestões:  biblioteca.lin@ifes.edu.br

Contato: (27) 3264-5719

Equipe de trabalho:
 
Andreia da Costa Silva - Bibliotecária CRB6-ES/583
 
Celina Busato Soprani - Bibliotecária CRB6-ES/448
 
Francielle Siqueira Mendes - Auxiliar de Biblioteca

 

Serviços Prestados

» Empréstimo, reserva e renovação dos materiais  informacionais;

» Pesquisa Bibliográfica;

» Orientação ao usuário quanto às normas da ABNT;

» Utilização de computadores e acesso à Internet para fins acadêmicos.

Cadastro

Para usufruir dos serviços da Biblioteca, o usuário deverá fazer o seu cadastro. Para tanto, é necessário que o aluno se dirija à Biblioteca com os seguintes documentos: Documento oficial com foto (RG ou Carteira de trabalho ou Passaporte) e CPF, além do endereço residencial completo e um e-mail válido.

Guarda-volumes

» O guarda-volumes é de uso exclusivo durante a permanência do usuário na biblioteca. Os usuários deverão solicitar uma chave e guardar seus pertences antes de entrar na biblioteca. A guarda da chave é responsabilidade do usuário e, em caso de perda, deverá restituí-la.

» Materiais deixados no guarda-volumes não são responsabilidade da biblioteca.

» Caso o aluno não devolva a chave até o horário de fechamento da biblioteca, será cobrado multa de R$ 5,00/dia de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 48/2016.

Empréstimo

» O empréstimo dos livros é permitido apenas para os alunos regularmente matriculados, servidores da ativa, estagiários e terceirizados com vínculo no campus. Para efetuá-lo, o aluno deverá apresentar a carteira estudantil ou documento de identificação oficial com foto.

» Todo aluno tem direito de pegar emprestado até 03 (três) obras pelo prazo de 07 (sete) dias corridos. Os livros de literatura têm prazo de em- préstimo de 14 (quatorze) dias.

» Não são considerados materiais de empréstimo: jornais

Renovação

A renovação pode ser realizada na biblioteca ou no site do Ifes no link da biblioteca no perfil do aluno, desde que não haja reserva para o material ou o mesmo não esteja atrasado, sendo possível realizá-la por, no máximo, 2 (duas) vezes consecutivas.

Devolução

A devolução poderá ser feita por qualquer pessoa e não há necessidade de apresentação de documento.

Reserva

Quando um material procurado estiver sob empréstimo, pode-se  reservá-lo na biblioteca ou no site do Ifes através do link da biblioteca. As reservas serão atendidas conforme ordem de solicitação. Após a devolução, o material reservado ficará disponível por 24 horas para retirada na biblioteca, sendo a reserva cancelada, caso tal prazo expire.

Multa

O não cumprimento do prazo de devolução de um material acarretará multa de R$ 1,00 (um real), de acordo com a Resolução do Conselho Superior n. 48/2016, por dia útil. O recolhimento da multa SOMENTE será feito por meio da geração de Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagamento no Banco do Brasil, devendo o comprovante ser apresentado na biblioteca para baixa no débito.

Perdas e Danos

O usuário que danificar ou perder qualquer exemplar da biblioteca, ainda que involuntariamente, terá que repor um material igual ou, em caso de esgotamento da obra, um similar a ser indicado pela biblioteca.

Utilização dos computadores e acesso à Internet

» O uso dos computadores e acesso à Internet são restritos a fins acadêmicos. Só é autorizada a permanência de um usuário por computador. Será respeitada a ordem de chegada para a utilização.

» É proibido o acesso a redes sociais, bate-papos (chats) e conteúdos pornográficos; a execução de qualquer espécie de jogo; a instalação de qualquer tipo de software; a alteração das configurações dos computadores; e o download de conteúdos não acadêmicos ou que infrinjam direitos autorais.

» Não é autorizada a retirada ou mudança de local de qualquer equipamento ou parte dele na biblioteca.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página