Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 09h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 16h16

 

As ações de Extensão do Ifes vinculam-se ao Programa de Apoio à Extensão, regulamentado pela resolução Ifes/CS nº 53/2016, de 5 de agosto de 2016, e às orientações normativas da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes.

O Programa é destinado a fomentar o início e a manutenção de programas e projetos de extensão promovidos por estudantes e servidores, além de membros das comunidades dos territórios de atuação do Ifes. Esse programa institucional tem ênfase especial na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a maioria da população, à qualificação e educação permanente de gestores de sistemas sociais e à disponibilização de novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do País.

Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e outros setores da sociedade, mediados por estudantes orientados por um ou mais servidores, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

Os objetivos da Extensão no Ifes são: 

  • Promover as ações de extensão do Ifes por meio do apoio a projetos e programas, em consonância com a missão, visão, valores, objetivos e finalidades institucionais expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes e em seu planejamento estratégico.
  • Estimular a atuação dos servidores, estudantes e egressos da Instituição nas áreas temáticas de extensão, definidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras na Política Nacional de Extensão Universitária.
  • Fomentar as atividades de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho no Ifes e nas comunidades dos territórios de atuação do Instituto.
  • Promover o protagonismo estudantil.
  • Fomentar o intercâmbio e a integração social e interinstitucional nos âmbitos regional, nacional e internacional.
  • Fomentar programas e projetos que integrem redes de cooperação entre os campi do Ifes e interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional.
  • Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

 

O campus Linhares desenvolve trabalhos de extensão como ferramenta para a produção de conhecimento e como forma de inclusão, disseminando as atividades do campus e atraindo novos parceiros sociais.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página