Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia de Controle e Automação

Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 15h04

O Engenheiro de Controle e Automação é um profissional com conhecimentos em sistemas de controle, controle de processos, instrumentação, circuitos elétricos, circuitos eletrônicos, máquinas e comandos elétricos, equipamentos eletro-hidráulicos e eletropneumáticos, sistemas supervisórios, processos de fabricação e manufatura, sistemas embarcados, robótica, redes industriais, controladores lógicos programáveis, entre outros dedicados à automação industrial.

Turno: Integral.

Duração: 5 anos.

Ingresso: O primeiro processo seletivo foi realizado por Edital próprio, pois não houve tempo hábil para inclusão do curso no Edital do Ifes para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A partir de 2017, a seleção foi feita por meio do SiSU, como acontece para todos os cursos superiores do Ifes.

Quantidade de vagas: 36 vagas por ano.

Carga horária: 4110 horas, sendo 3330 horas em disciplinas obrigatórias, 270 horas em disciplinas optativas, 210 horas em atividades complementares e 300 horas de estágio supervisionado.

 

Perfil do Egresso: O Engenheiro de Controle e Automação é um profissional de formação generalista, que atua no controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas; planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma; projeta, instala e mantêm robôs, sistemas de manufatura e redes industriais; coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à legislação e aos impactos ambientais.

 

Habilidades Desejáveis: Para o desenvolvimento de suas atividades, é desejável que o Engenheiro em Controle e Automação possua as seguintes características básicas: atenção e interesse, iniciativa, curiosidade, persistência, capacidade de abstração, concentração e meticulosidade, aptidão e curiosidade científica, responsabilidade, postura ética e sociabilidade.

 

Áreas de Atuação : O engenheiro de controle e automação tem um crescente campo de atuação nas indústrias do mercado de automação e controle, que cada vez mais têm buscado tecnologia de última geração, equipamentos modernos e a automatização de seus processos de produção.

O profissional formado poderá atuar em diversas áreas como, por exemplo, nas áreas: moveleira, alimentícia, metalmecânica, de extração mineral, siderúrgica, química, têxtil, agrícola, aeronáutica, portuária, automotiva e de autopeças, de refino e exploração de petróleo e de gás, de produção de álcool, de automação predial, sanitária e ambiental, de tráfego urbano, de logística, de monitoramento, de comunicação, comerciais, de processo de automação em serviços públicos e na concepção de sistemas informatizados.

Outras áreas de atuação estão relacionadas às áreas científicas e de desenvolvimento tecnológico, onde se enquadram contribuições teóricas em áreas de pesquisa em desenvolvimento e a participação em equipes de ensino e de pesquisa aplicada. Onde quer que seja necessária a utilização de um sistema que deva funcionar de forma automática, controlada e sem intervenção humana, aí também estará uma área de atuação de um Engenheiro de Controle e Automação.

 

Corpo docente: Formado por Especialistas, Mestres e Doutores. Veja o corpo docente do Ifes - campus Linhares.

 

Laboratórios: Laboratórios de Eletricidade e Circuitos, Eletrônica, Eletrônica Digital, Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas e Acionamentos, Controle Eletromagnético, Hidráulica e Pneumática, Robótica e Sistemas de Manufatura, Física, Química, Informática, Automação e Controle de Processos.

 

Conheça a matriz curricular.

Conheça o ementário do curso.

Veja o fluxograma do curso.

Conheça o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Conheça o Regulamento de Organização Didática (ROD)

Conheça o Código de Ética Discente

Conheça o Regulamento das Atividades Complementares

Solicitação de Aproveitamento de Estudos Anteriores

Conheça o Manual de Estágio do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Normas e procedimentos para entrega de TCC

Ato de autorização: Resolução CS Nº 59/2015 de 18 de dezembro de 2015.

Ato de reconhecimento Portaria nº 408, de 30.04.2021, DOU nº 80, Seção 1, folhas nº 89 e 90

Repositório de TCCs - Engenharia de Controle e Automação

 

Coordenador de curso: Lucas de Assis Soares

E-mail da coordenadoria: ceca.li@ifes.edu.br

 

Localização e Contato: 

Instituto Federal do Espírito Santo – campus Linhares

Avenida Filogônio Peixoto, 2220 Bairro Aviso, Linhares – ES CEP: 29901-291

(27) 3264-5700  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página