Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

História do Núcleo Incubador de Linhares

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 16h47 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 10h22

  

Em setembro de 2016, foi designada uma comissão para implantação de uma Incubadora no Ifes campus Linhares. Essa comissão participou de ações de capacitação ofertadas pela Agência de Inovação do Ifes e foi constituído um projeto piloto para implantação do sonhado Núcleo Incubador Linhares. Por motivos diversos, o projeto não foi implantando imediatamente.
Na revisão do projeto, foi estabelecido que o Núcleo Incubador de Linhares deveria ter como eixos de trabalho tanto a área tecnológica, quanto a área social, e que os esforços seriam em direção ao fortalecimento de entidades e empreendimentos que gerassem emprego e renda para a região.
Daí em diante, foram diversas ações para estabelecer-se como uma entidade promotora de pesquisa e extensão, e referência na difusão do empreendedorismo e inovação.
Ainda em 2018, foi realizada a 1ª Pegada da Inovação, que reuniu mais de 150 pessoas para conhecerem o projeto de implantação da Incubadora e suas principais diretrizes. Foi realizado também o primeiro curso de pré-incubação de empreendimentos, que foi capaz de reunir mais de 15 pessoas e ajudá-las na ideação e construção de projetos de empreendimentos. O Núcleo conseguiu captar mais de R$80.000,00 (oitenta mil reais) em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo para auxiliar no processo de estabelecimento e manutenção, nos meses iniciais de implantação do projeto. 
Em crescimento, o NI, em 2019, lançou o seu primeiro edital de incubação na modalidade não residente e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, incubou a Associação de Produtores de Cacau do Espírito Santo - ACAU, para a execução do projeto de fortalecimento de gestão da entidade no uso dos sistemas de controle do produto cacau em amêndoas de Linhares, que possui uma indicação de procedência registrada no INPI.
Busca-se, ainda, promover os negócios de impacto na região, como alternativa ao modelo de negócios tradicional, na busca de promover impacto na sociedade e no meio ambiente, por meio da inovação e do empreendedorismo.
Os próximos desafios do NI Linhares são: ampliar a participação de Linhares no Programa Centelha da FAPES; obter a certificação CERNE; ampliar as ações de ideação e capacitação para jovens; ofertar incubação residente; ampliar o número de mentorias.
Venha construir junto conosco uma incubadora forte e de referência. Acreditamos na colaboração e no cooperativismo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página