Página inicial > Notícias > Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do campus Linhares inaugura turma de estudos do idioma japonês

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2024, 13h33 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2024, 13h33

日本語を学びたい人はいますか?

No dia 07/05/2024, o Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do campus Linhares inaugurou mais uma turma de estudos do idioma japonês. Os estudantes reúnem-se todas as terças-feiras, das 10h às 11:30, utilizando músicas, exercícios e contextos históricos e culturais para aprender mais sobre o Japão e o idioma.

Aprender japonês pode oferecer vantagens de trabalho em setores como eletrônicos, automóveis, inteligência artificial e robótica e também permite que você aproveite formas de entretenimento, como Mangá e Anime para entender melhor o contexto e desfrute de textos culturais produzidos e disponibilizados na Internet em língua japonesa.

O projeto Japa-Brasil, criado pelos alunos Henrique Bissoli Bisi, João Pedro Chodacki dos Santos e Miguel Fick Reblin de Oliveira no ano de 2023, no Ifes campus Linhares, objetiva capacitar estudantes com o conhecimento básico da língua japonesa e cultura do Japão.

O aprendizado envolve uma primeira familiarização com a língua japonesa, mas o estudo é realizado fazendo uma ponte entre o português, o inglês e o japonês, facilitando na compreensão das regras gramaticais.

“Hoje, a gente estudou sobre o primeiro alfabeto (HIRAGANA), modificadores de sílabas e sobre partículas, formamos algumas frases e aprendemos algumas palavras em japonês”, disse Pedro, aluno do primeiro ano do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio.
“Futuramente, a gente planeja aprender os outros dois alfabetos (KATAKANA E KANJIS), e também ampliar nosso vocabulário e conhecer aspectos gramaticais da língua japonesa”, enfatiza Pedro.

Alunos participantes da turma-piloto:
Pedro Timm Fazolo
Miguel Barbosa Santos Corrêa