Página inicial > Notícias > Ifes campus Linhares e Prefeitura Municipal de Linhares se unem para promover a educação ambiental na Emef Antônio Fernandes de Almeida

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 14h02 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 17h11

O Ifes campus Linhares, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Linhares, uniu forças para estimular a educação ambiental na Emef Antônio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos. Esta parceria pioneira resultou na realização da primeira Mostra Escolar, um componente do projeto “Conhecer para Pertencer: Lagoas de Linhares”, que visa despertar nas crianças e nos jovens a conexão com o patrimônio natural do município, promovendo práticas sustentáveis apoiadas pela tecnologia.

Por meio de três ambientes imersivos e interativos, os alunos embarcaram em uma jornada de aprendizado e conscientização ambiental. A Sala ECOROBOLAB apresentou uma garra robótica e uma impressora 3D que criava réplicas de sapos, simbolizando a fauna local. Na Sala ECOVR, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as lagoas de Linhares com óculos de realidade virtual, assistindo a vídeos em 360° e interagindo com um aquário virtual. A Sala Cinema exibiu vídeos educativos, proporcionando um ambiente de aprendizado multimídia. Além disso, demonstrações de drones sobrevoando a área foram realizadas, adicionando uma nova dimensão à experiência.

O projeto “Conhecer para Pertencer” tem a meta de atingir um público de 10 mil estudantes em dois anos, disseminando a consciência ambiental e incentivando a valorização do meio ambiente pelas novas gerações. A iniciativa busca inspirar ações efetivas de preservação e respeito à natureza, cultivando uma legião de defensores ambientais comprometidos com a proteção do futuro da nossa cidade.