Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Linhares participam de palestra sobre "Boas práticas nas redes sociais"

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 08h30 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 08h30

Os alunos das turmas de 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Meio Ambiente e Automação participaram de palestra sobre “Boas práticas nas redes sociais” ao longo do mês de maio deste ano.

A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão Pedagógica e as palestras foram ministradas pela professora Larissa Vargas, professora de Direito do campus.

Foram abordados temas importantes relacionados aos cuidados necessários no acesso à internet e às redes sociais diante do cenário tecnológico atual. Dentre os assuntos tratados, destacam-se as explicações sobre a importância da liberdade de expressão e seus contornos no contexto estudantil, o respeito aos direitos fundamentais no ambiente virtual, as implicações jurídicas para o exercício disfuncional de direitos na internet, a proteção de dados pessoais no ambiente digital, o bullying e o cyberbullying. Foi explicado também aos alunos o tratamento destes assuntos pelas normativas internas do Ifes, especialmente pelo Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente do Ifes (Portaria nº 1896, de 8 de julho de 2016).

Ao final das falas nas turmas, foi realizada uma atividade em que os próprios estudantes, como expressão de sua compreensão sobre o conteúdo da palestra, indicaram palavras/expressões/condutas que, segundo eles, sinalizam práticas adequadas para serem usadas nas redes sociais.

Confira a atividade realizada pelos alunos em arquivo: boas práticas (formato pdf/ tamanho: 154kb)