Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professores e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente visitam aldeia Guarani
Início do conteúdo da página

Professores e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente visitam aldeia Guarani

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 08h33 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 09h16

No dia 28/11/24, os professores de Redação Técnica (Adriana Pin), Hidrogeografia (Fabiano Boscaglia), Artes (Eleni Nobre), Português (Nágila Moraes) e Ecologia (Thieres Marassati) realizaram a culminância do projeto de visita técnica "Ensino Médio integrado e Cultura Guarani: diálogos curriculares", visitando a aldeia "Piraquê-açu", em Aracruz-ES. 

Após estudarem os conteúdos pertinentes ao projeto, os alunos puderam vivenciar, na prática, o que aprenderam, tendo contato com a cultura dos povos originários. 

Os professores e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história, a economia, a organização social, a religião, o lazer e outros aspectos sobre a aldeia, por meio de uma roda de conversa com o cacique Pedro. Também fizeram uma trilha pela mata, conhecendo as propriedades medicinais de algumas plantas, a preservação da natureza e os impactos da modernidade em relação à poluição do Rio Piraquê-açu, reduzindo a renda dos guaranis, que hoje vivem praticamente do turismo ecológico e do artesanato que produzem.

Ainda foi possível ter contato com a língua Tupi-guarani e ouvir o canto de alguns membros da aldeia. Para finalizar as atividades do projeto, os professores e estudantes realizaram outra roda de conversa, no dia 05/12, a fim de fazerem uma análise da visita, pontuando alguns aspectos relevantes, para subsidiar os alunos na produção de relatórios técnicos e documentários sobre a visita.

Professores e estudantes consideraram a visita extremamente válida, pois promove a formação humana integral, visto que, além dos conteúdos trabalhados, o contato com os indígenas possibilita o respeito à diversidade cultural e à natureza, essenciais para nossa vida. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página