Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pesquisa e Pós-graduação > Institucional > Ementário do Curso - Administração
Início do conteúdo da página

Ementário do Curso - Administração

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 08h45

1º período

Teoria Geral da Administração: As Organizações, a Administração e o Administrador. Antecedentes históricos da Administração. Abordagens Clássicas. Abordagens Humanísticas. Abordagem comportamental. Abordagens Neoclássicas. Abordagens Estruturalistas. Abordagem Contingencial.

Matemática básica: Conjuntos numéricos. Intervalos numéricos. Função Afim. Função quadrática. Função modular. Função exponencial. Função logarítmica. Polinômios.

Empreendedorismo e Inovação: Conceitos e características. A importância do empreendedorismo inovador. Tipos e exemplos de inovação. Emersão e disseminação dos negócios de impacto socioambiental. Características desejáveis no perfil do empreendedor. Principais atores do ecossistema nacional. Atual estágio de regulamentação. Problemas a combater / oportunidades a explorar. Processo de ideação de soluções / produtos. Desenvolvimento de um modelo de negócio. Desenho de quadro estratégico de negócio.

Tecnologias Digitais: Ambientação aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Conhecimentos básicos dos Sistemas Operacionais; editores de texto aplicados ao desenvolvimento de projetos; conceitos básicos de softwares de apresentação; planilhas eletrônicas aplicadas ao meio corporativo; desenvolvimento de aplicações GUI (Graphical User Interface); Ambientes de Trabalho Colaborativo, em nuvem.

Contabilidade Básica: Introdução a contabilidade. Elementos patrimoniais. Contas contábeis. Escrituração contábil. Estrutura conceitual básica (CPC). Estrutura das demonstrações contábeis. Operações com mercadorias.

 

2º período

Estatística I: Introdução. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão. Probabilidade. Valor esperado e variância. Distribuições discretas (Binomial e Poisson). Distribuições contínuas (Normal). Teste de hipóteses. Correlação e regressão linear simples.

Metodologia de projetos de pesquisa e extensão: Ciência e a epistemologia da ciência. Tipos de trabalhos acadêmicos. Do planejamento à execução de projetos de extensão e de pesquisas científicas. Formatação, apresentação e comunicação de projetos de extensão e de pesquisas científicas. Editais: prospecção e análise. Ética na pesquisa.

Estratégia Empresarial: Administração estratégica. Evolução do Pensamento Estratégico: escolas da Estratégia. Planejamento Estratégico. Modelos de análise: matriz BCG, matriz SWOT, forças competitivas, cenários, análise conjuntural, análise de concorrentes, análise do ciclo de vida da organização, processos de criação de valor. Estratégias competitivas e genéricas. Estratégias de mercado e combinação de estratégias. Estratégias baseadas na Inovação e no Conhecimento. Modelos de Gestão.

Português Instrumental: Elementos da Comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos. Elementos de textualidade. Gêneros textuais do meio empresarial.

Marketing I: Conceitos centrais do Marketing. Ambientes de Marketing. Segmentação de mercados e seleção de mercados-alvo. Sistemas de Informação de Marketing e Pesquisa de Marketing. Comportamento do consumidor. Marketing de relacionamento. Plano de Marketing.

 

3º período

Economia: Fundamentos da economia. Introdução à microeconomia: demanda, oferta e equilíbrio de mercado; elasticidade; custos de produção; estruturas de mercado. Introdução à macroeconomia: agregados macroeconômicos; instrumentos e objetivos de políticas macroeconômicas; crescimento e desenvolvimento econômico.

Matemática Financeira: Valor do dinheiro no tempo. Juros simples e compostos. Desconto simples e composto. Taxas de juros: proporcional e equivalente, nominal e efetiva, aparente e real, over. Sistemas de amortização. Séries ou rendas uniformes de pagamento.

Marketing II: Gestão de Produtos e Serviços. Gestão de marcas. Gestão de preços. Gestão de canais de Marketing. Gestão da comunicação integrada de Marketing. Marketing Digital. Inovações, tendências e questões éticas no Marketing.

Socioantropologia das organizações: A contextualização da sociologia e da antropologia no campo das ciências sociais, bem como suas especificidades de análise, com ênfase nas tecnologias sociais organizacionais. Abordagens, métodos e técnicas da socioantropologia e dos processos sociais. Estudo e análise das formas de controle social, mobilidade social e mudança social. Investigação dos fenômenos culturais sob o prisma das formas emergentes de gestão e novos fluxos de sentidos e poder. Reflexão acerca do exercício de uma sociologia e antropologia aplicadas às organizações e em diferentes realidades, integrando, entre outros temas: sociedade em rede, consumo, meio-ambiente, gênero, etnia, racismo, homofobia, transfobia e misoginia.

Comunicação Organizacional: Comunicação organizacional: contexto, conceitos básicos e abrangência; O sistema de comunicação nas organizações; Os meios de comunicação nas organizações; Comunicação interna e externa; Comunicação Integrada, Comunicação Corporativa e o Composto da Comunicação nas organizações; Comunicação Institucional; Comunicação Mercadológica; Administração estratégica da comunicação e a definição de políticas da comunicação.

Legislação aplicada à administração da empresa: Relações Jurídicas; Noções gerais de Direito Empresarial. Conceito de Empresário. Empresário Individual e Sociedade Empresária. Elementos e obrigações empresariais. Aspectos práticos do registro empresarial; Noções de Direito do Trabalho. Contrato individual de trabalho. Sujeitos do contrato de trabalho. Regulamentação das relações trabalhistas. Extinção do contrato de trabalho. Globalização e integração econômica: reorganização/flexibilização do mercado de trabalho. Aspectos previdenciários da relação de trabalho.

Projeto Integrador de Extensão I: Procedimentos pedagógicos, metodológicos e técnico-científicos de projetos e atividades de extensão universitária, articulados ao ensino de graduação e à iniciação científica/Pesquisa (como forma de nivelamento). Projetos de extensão.

 

4º período

Comportamento Organizacional: Introdução ao Comportamento Organizacional - principais conceitos. Comportamento individual nas organizações: atitudes; satisfação no trabalho; percepção; tomada de decisão; motivação. Comportamento grupal nas organizações: Dinâmica e Comportamento em grupo; Equipes de Trabalho; Liderança; Poder e Política. Comportamento organizacional: cultura e clima organizacional; aprendizagem organizacional. Diversidade nas organizações.

Gestão de Vendas e Serviços: Tipos de organização de vendas. Sistemas de vendas. Planejamento e o controle de vendas. Gerenciamento de vendas. Remuneração de força de vendas. Classificação de Serviços. Estratégia em Serviços. Processo de Serviços. Qualidade em serviços. Merchandising. Atendimento ao cliente. Avaliação e recuperação de serviços.

Gestão da Produção e Operações: Funções da administração da produção; Modelo de Transformação; Sistemas de produção; Planejamento do produto, Processos e Capacidades; Layout de Instalações; Programação e Controle da Produção (lead time); Indústria 4.0; Produção Enxuta/Just-in-time/kanban (Qualidade).

Gestão Ambiental: Desenvolvimento Sustentável; Economia nacional/internacional e questão ambiental; Acidentes Industriais; A evolução da Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Ambiental; Norma ISO 14001; Legislação Ambiental e o processo de Gestão; Plano de Gerenciamento de Resíduos; Avanços Tecnológicos e o Meio Ambiente; Análise de tecnologias alternativas. Utilização racional de recursos naturais; Responsabilidade Socioambiental.

Economia Brasileira: O Brasil Colônia à Era Vargas. Planos Nacionais de Desenvolvimento Econômico. O Brasil na década de 80: crise externa, políticas econômicas de ajuste e planos de estabilização. A definição de estratégias na economia brasileira nos anos 90. Privatizações. Redefinição dos papéis do Estado e políticas de estabilização. Dilemas econômicos atuais.

Projeto Integrador de Extensão II: Extensão universitária com foco nas vocações regionais. Projetos de extensão.

 

5º período

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais: Previsão de Demanda. Gestão da cadeia de Suprimentos. Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais – Gestão de Compras. Gestão de Estoques. Lotes Econômicos de Compras.

Finanças I: Introdução às finanças. Gestão do capital de giro. Gestão do ativo circulante. Gestão do passivo circulante. Análise das demonstrações financeiras. Planejamento e controle orçamentário.

Gestão de Pessoas I: Ambiente Empresarial contemporâneo. Principais desafios da Gestão de pessoas. Análise e descrição de cargos. Recrutamento e Seleção. Educação Corporativa, treinamento, desenvolvimento de pessoas. Avaliação de desempenho. Remuneração e benefícios. Segurança e Qualidade de vida no trabalho. Função estratégica, Tecnologia e Inovação na Gestão de Pessoas.

Inglês para Negócios: Técnicas de leitura e compreensão de textos. Estruturas básicas gramaticais. Linguagem básica de negócios em língua inglesa: reuniões, tomada de decisões, negociações e trocas, conflitos, atendimento telefônico, cartas e e-mails de negócios.

Estatística II: Introdução à probabilidade. Distribuições discretas de probabilidades. Distribuições contínuas de probabilidades. Noções de amostragem. Estimação de parâmetros. Teorema central do limite. Testes de Hipóteses. Análise de Variância. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla.

Projeto Integrador de Extensão III: Extensão e criatividade. Projetos de extensão.

 

6º período

Logística: Fundamentos de logística empresarial (contendo evolução da logística); Logística integrada e gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management); Localização de empresas; Gestão de Transportes e Distribuição (modais, custos); A logística globalizada e o E-Commerce (incluindo CRM e ERP); Logística Reversa.

Gestão de Pessoas II: Plano de cargos e salários. Comunicação: elementos da comunicação; estratégias de comunicação interna e externa. Conflito e Negociação. Mudança Organizacional. Inteligência Emocional. Gestão e Desenvolvimento de carreiras.

Gestão de Custos: Conceitos centrais de custo. Classificação dos custos. Sistemas de custeio (Absorção, Variável e ABC). Ponto de equilíbrio e Análise Custo x Volume x Lucro. Formação do preço de venda.

Introdução à Inteligência de Negócios: Fundamentos de Business Intelligence e Analytics. Medidas de desempenho. Arquitetura de BI e qualidade de dados. Recuperação da informação na web e em redes sociais. Noções de Big Data.

Gestão trabalhista e tributária: Sistema tributário nacional. Tributos municipais, estaduais e federais. Elisão e evasão fiscal. Planejamento tributário: fundamentos e elaboração. Incentivos fiscais municipais, estaduais e federais. Remuneração e salário. Férias, 13º Salário, Aviso Prévio. Folha de Pagamento e descontos. Rescisão de Contrato de Trabalho. Cálculos trabalhistas.

Projeto Integrador de Extensão IV: Preparação de projetos de extensão para ambientes já conhecidos, empresa que trabalha, instituições diversas que atua e/ou conhece na sua localidade. Seminário de extensão - potencialidades da extensão. Projetos de extensão.

 

7º período

Negócios de Impacto Social: Introdução à autogestão. Associativismo. Agricultura familiar. Cooperativismo. Economia solidária. Incubadoras sociais.

Administração Pública: Modelos Teóricos de Administração Pública. Administração Pública Direita e Indireta. Regime Jurídico Administrativo. Agentes Públicos. Serviços Públicos. Licitações e Contratos Administrativos. Governabilidade, Governança e Accountability. Atividade Financeira do Estado. Improbidade Administrativa. Controle da Administração Pública.

Filosofia e Ética: Aspectos introdutórios para uma abordagem filosófica sobre a Moral e a Ética; Perspectivas Éticas legadas pela Filosofia; Ética aplicada, questões contemporâneas.

Finanças II: Mercado financeiro e de capitais. Risco e retorno. Estrutura de capital. Fontes de financiamento. Custo de capital. Orçamento de capital. Métodos de análise de investimentos.

Pesquisa Operacional: Introdução à Pesquisa Operacional. Problemas típicos. Programação linear. Método gráfico. Método Simplex. Teoria da Dualidade e Análise de sensibilidade.

 

8º período

Gestão da Qualidade: Histórico da gestão da qualidade. Fundamentos da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade. Ferramentas da qualidade. Desdobramento da função qualidade (QFD) e análise do modo e do efeito da falha (FMEA). Controle Estatístico do Processo. 6 Sigma.

Mercado Financeiro e de Capitais: Sistema Financeiro Nacional; Economia e Mercado de Capitais; Mercado de Renda Fixa; Mercado de Renda Variável; Mercado de Derivativos.

Análise e prospecção de negócios: Plano de Negócio. Mecanismos de captação de recursos: crowdfunding, corporate ventures, investimento anjo, editais de fomento, etc. Avaliação de impacto socioambiental. Prêmios, incubação e aceleração.

Gestão de micro e pequenas empresas: As micro e pequenas empresas no contexto empresarial. Formas de entrada. Aspectos legais. Administração de rotinas de micro e pequenas empresas. Gestão integrada de marketing, finanças, pessoas, qualidade e produtividade de micro e pequenas empresas.

 

Optativas

Negócios Internacionais: Internacionalização de negócios e da empresa. Evolução do comércio internacional brasileiro e mundial. Oportunidades no comércio internacionais. O composto de marketing em negócios internacionais. A operacionalização de transações comerciais internacionais. Siscomex no comércio exterior. Normas e técnicas de exportação e importação. Operacionalização cambial. Noções da organização jurídica e institucional em Comércio Internacional. Gestão da Cadeia Internacional de Suprimentos. Infraestrutura Logística Internacional. Métodos de Entrada em Mercados Estrangeiros. Contratos Internacionais. Termos de Comércio ou Inconterms. Documentos Comerciais Internacionais. Seguro Internacional. Transportes Internacionais e seu impacto no preço final.

Sustentabilidade e Legislação Ambiental: Conceitos básicos de sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Legislação ambiental. Evolução da legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Legislações específicas e correlatas referentes às águas, ao ar, ao solo, à fauna e à flora. Licenciamento ambiental. Medidas jurídicas de proteção ao meio ambiente. Responsabilidade por danos ambientais.

Libras: Processo histórico do indivíduo surdo. Os aspectos legais que respaldam o indivíduo surdo quanto aos seus direitos linguísticos e culturais no Brasil. O sujeito surdo, sua identidade e cultura. A origem da língua de Sinais e sua importância na constituição do indivíduo surdo. Ensino e prática da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. (parâmetros fonológico, léxico da morfologia; diálogos contextualizados).

Tecnologia e Inovação: Conceitos gerais e básicos, relacionados à gestão da inovação tecnológica. Conceito de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estratégias tecnológicas e o negócio da empresa. Evolução da inovação e seus fundamentos tecnológicos. Modelos de inovação tecnológica. A tecnologia como fonte de competitividade. Gestão da propriedade industrial. Incentivos governamentais à inovação tecnológica e prospecção tecnológica. Capacitação tecnológica da empresa.

Elaboração e Análise de Projetos: Introdução ao Estudo de Projetos; Elaboração de Projetos; Avaliação de Projetos do Ponto de Vista Privado; Avaliação Financeira de Projetos; Avaliação Social de Projetos.

Comportamento do Consumidor: Definições e conceitos: consumo, consumismo, consumerismo. O nascimento do consumo. Os modelos científicos e as teorias do comportamento do consumidor. Tipologias do consumidor. O consumidor e os grupos. As etapas do processo de consumo. Métodos para análise do comportamento do consumidor.

Pesquisa de Mercado: Pesquisa de marketing e tomada de decisões gerenciais; o processo e o gerenciamento da pesquisa de marketing; ética na pesquisa de marketing; sistemas de apoio a decisões e banco de dados; pesquisa qualitativa; pesquisa por observação, pesquisa de levantamento e experimentação; mensuração e escalas de atitude; projeto de questionários; aspectos básicos de amostragem e determinação do tamanho da amostra; análise de dados e testes estatísticos; relatórios e aplicação dos resultados.

Jogos e Simulação de Negócios: Desenvolvimento de competências gerenciais. Aprimoramento das habilidades adquiridas no decorrer do curso. Participação em um jogo de negócios que consiste na simulação de um ambiente empresarial competitivo. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Contabilidade Gerencial, Finanças, Custos Industriais, Marketing, Produção, Princípios de Administração e Engenharia Econômica.

Análise e Previsão de Demanda: Introdução à análise de séries temporais. Decomposição de séries temporais: tendência, sazonalidade e ciclo. Previsores naive. Métricas de erro de previsão (MAPE, MSE). Médias móveis simples. Amortecimento exponencial simples. Método de Holt-Winters. Previsão utilizando variáveis exógenas: regressão linear múltipla.

Gestão Agropecuária: Cenário da Agropecuária nacional e regional: histórico, transformações (modernização), dificuldades e desafios gerenciais. Administração rural: características da agricultura e pecuária, organizações rurais. Funções da administração e a empresa agropecuária. Agroindústria. Crises e a agropecuária. Pequenas propriedades rurais. Desenvolvimento sustentável agropecuário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página