Página inicial > Notícias > Ifes campus Linhares participa de entrega de certificado de projeto de extensão, realizado em parceria com a EMEF José Modeneze, no bairro Canivete

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h16 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 14h16

Foi realizada na última quarta-feira (31), na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF José Modeneze, localizada no bairro Canivete, a cerimônia de encerramento com a entrega de certificados do projeto de extensão Conecte-se, do campus Linhares. O momento contou com a presença da diretora-geral do Campus, Sandra Bassani; da diretora de ensino, Eloana Morais; do diretor de Pesquisa e Extensão, Geovani Alípio, do prefeito municipal de Linhares, Guerino Zanon; da diretora da EMEF, Regina Jacobssem e do professor responsável pelo curso, Evandro Scarpati, que também é o coordenador de laboratórios do campus Linhares.

O Projeto Conecte-se foi uma parceria firmada entre o Ifes campus Linhares e a EMEF José Modeneze, e foi ministrado de forma presencial nos laboratórios da escola utilizando como ferramenta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Academia Cisco (https://www.netacad.com/pt-br). O curso fornece uma introdução ao mundo digital com redes como base para conectar pessoas e coisas. O currículo ajuda os alunos a entender como usar computadores e se conectar à Internet e também explora a rede humana e apresenta aos alunos o mundo das mídias sociais e seu uso responsável. O Ifes também contribuiu com a doação de 05 (cinco) computadores, montados a partir de um projeto que tem como objetivo recuperar peças de computadores doadas pela comunidade, que geralmente seriam descartadas, e posteriormente doadas.

Para o coordenador e professor do Projeto Evandro Scarpati, o objetivo do curso foi alcançado "O curso permitiu aos alunos conhecerem as tecnologias utilizadas atualmente, de forma a qualificá-las e prepará-las para o mercado de trabalho, além disso, muitas vezes, algumas crianças e adolescentes, não possuem a oportunidade de conhecer e ter acesso às essas tecnologias. Neste sentido, o projeto de curso vem agregar na reinserção da criança e do jovem, na sociedade, para sentirem-se pertencentes no contexto que estão inseridos, apresentando as ferramentas tecnológicas. Atuei como instrumento que conduziu esse processo, contribuindo na construção de saberes social, econômico, cultural e educacional".

Para a diretora do Campus Linhares, Sandra Bassani, o papel do Ifes no desenvolvimento social é de extrema importância "A realização deste projeto é fundamental para estreitar o relacionamento do Ifes com a comunidade,  porque busca atender necessidades específicas,  o que fortalece a missão do Instituto de promover formação profissional e tecnológica  da forma mais ampla possível."

Ao final do evento todos os alunos participantes do curso receberam um certificado do Instituto. Mais projetos como esse estão sendo elaborados pelo Ifes, que possui a visão de ser referência em educação profissional, proporcionando o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do Espírito Santo, com reconhecimento nacional e internacional.