Página inicial > Notícias > Formação de professores de Arte sobre Cultura de Linhares, mais uma ação do projeto de extensão Entremeios Ciclo I

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 13h03 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 14h41

Entre junho a agosto de 2024, realizou-se a ação de extensão “Formação de Professores de Arte sobre Cultura Popular de Linhares – ES”, uma parceria entre o Ifes campus Linhares, por meio do projeto de extensão Entremeios Ciclo I, e a Coordenação de Formação de Professores de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Linhares.

A formação de professores de Arte sobre Cultura Popular de Linhares se relacionou com atividades planejadas no projeto de extensão Entremeios - Ciclo I, que explora o diálogo cultural de saberes capixabas, a fim de movimentar um espaço de valorização da cultura popular e regional, reavivando as conexões entre os saberes culturais.

A ação de extensão visou contribuir para a capacitação dos professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Linhares, integrando elementos da cultura popular em suas práticas pedagógicas, promovendo o conhecimento e a valorização das tradições culturais do município de Linhares - ES.

Buscou-se a contextualização sobre a importância da Arte e da Cultura na Educação; discutir a definição de cultura popular e os saberes e fazeres da cultura de Linhares; promover capacitação em planejamento escolar a partir da cultura popular e de metodologias de ensino de Arte; e ampliar a discussão sobre desafios e oportunidades de como trabalhar as temáticas de cultura de Linhares em sala de aula.

Durante a formação, foram envolvidos professores de Arte, outros educadores e estudantes de escolas da Rede Municipal de Educação de Linhares, que desenvolveram, a partir da formação, o planejamento e a execução de atividades e projetos de ensino nas escolas, resultando em pesquisas, produções artísticas, vivências e exposições, além da participação no desfile em homenagem ao aniversário do município, comemorado no dia 22 de agosto.

O projeto de extensão Entremeios - Ciclo I conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) – Número T.O. 1030/2023 P:2023-BSFQ5.