Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projetos de extensão do curso Bacharelado em Administração executados em 2025/1
Início do conteúdo da página

Projetos de extensão do curso Bacharelado em Administração executados em 2025/1

Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2025, 16h14 | Última atualização em Quarta, 22 de Outubro de 2025, 16h15

Estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Administração (2025/1) do Ifes campus Linhares demonstraram, em seus relatórios finais do projeto de extensão da disciplina de Projeto Integrador de Extensão III, a capacidade de interagir com a comunidade a fim de solucionar problemas reais. Essa prática, integrada ao currículo acadêmico, demonstra o compromisso da instituição em formar profissionais engajados com as demandas da comunidade.
Os cinco grupos de extensão apresentaram propostas inovadoras que abordam temas relevantes para o cenário atual. Por meio dos projetos de extensão, os alunos contribuem para os desafios enfrentados pela sociedade e comunidade da cidade de Linhares. Segue abaixo os 5 projetos executados em 2025/1:

 

Educação financeira nas escolas públicas de Linhares
Com o objetivo de promover a educação financeira desde a infância, os estudantes Amanda Soprani Barcelos, Ellen Carolina Costa Nunes, Haylla de Paulo Gonçalves, Igor Frohlich de Jesus, Isabela dos Santos Alves, Maria Eduarda Couto Nunes, Pedro Henrique Alves Ribeiro, desenvolveram um projeto de extensão para alunos do 6º ano da escola de ensino fundamental Samuel Batista Cruz. Utilizando recursos pedagógicos como encenações, jogos e oficinas lúdicas, os estudantes buscaram tornar o tema mais acessível, abordando conceitos como planejamento financeiro, uso responsável do cartão de crédito e a importância de comparar preços antes de realizar compras. O projeto foi coordenado por Osmar José Bertholini Pianca.

 

Ensino de Ferramentas Office para alunos do ensino fundamental da comunidade do Pó do Shell em Linhares
O grupo foi formado pelos alunos Bianca Maciel Del Pupo, Cintia Paula Saraiva Rosa, Eyshila Dias Pereira, Milena dos Santos Ferreira, Samira de Miranda Menezes. O projeto visa promover a inclusão digital por meio da realização de oficinas práticas direcionadas à comunidade do Pó do Shell, com ênfase na utilização de ferramentas tecnológicas básicas, tais como sistemas operacionais, internet segura e pacote Office. O projeto foi coordenado por Faiçal Gazel.

 

Empreenda o futuro: jovens líderes em ação
O grupo composto por Lindália da Silva Santos, Luiz Guilherme Lopes Ramos, Matheus Queiroz, Miguel Januário Cardoso Júnior e Pedro Henrique Sesquim desenvolveu um projeto de Empreendedorismo jovem destinado aos alunos do 9º ano da escola de ensino fundamental EMEF José Modeneze. O objetivo foi promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e de liderança entre estudantes do ensino médio. O projeto foi coordenado por Reginaldo Vasconcelos Sena.

 

Estudo de viabilidade de investimentos em pequenas propriedades agrícolas
Os alunos responsáveis por esse projeto foram Danieli Pereira Lombardi, Paulina Ferreira de Araújo e Valdiney Gomes. O estudo teve como objetivo principal analisar a viabilidade econômica de investimentos na produção de chocolate artesanal, com o intuito de aumentar a rentabilidade, fortalecer a comercialização por parte dos produtores e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Nesse contexto, o estudo de viabilidade econômica se mostra essencial, pois permite avaliar se o empreendimento é financeiramente sustentável. Ele possibilita mapear os principais custos, como investimentos iniciais, receitas esperadas, despesas fixas e variáveis, encargos com pessoal, impostos, financiamentos e a capacidade de pagamento da atividade. Para apoiar esse processo, foi desenvolvido um manual prático voltado a produtores rurais interessados em iniciar ou avaliar empreendimentos no setor de cacau.O projeto foi coordenado por Tiago José Pessotti.

 

Caminho das ideias empreendedoras
O projeto foi desenvolvido pelos alunos Laura Suim do Nascimento e Lucas Dambróz Borges com o objetivo de contribuir na divulgação do projeto Gênesis Rio Doce por meio de Workshops. Leva ao público alvo, com idade mínima de 15 anos um pouco da experiência de idealizar uma ideia de negócios, estruturá-la com a proposta de valor e modelo de negócio e o funcionamento das etapas de pesquisa de mercado, prototipagem e pitch. O projeto foi apresentado na escola Regina Banhos Paixão e Haus Administradora. O projeto foi coordenado por Geovani Alipio Nascimento Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página