Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Pós-Graduação > Pós-Graduação Especialização em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Especialização em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 13h49 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 14h44

Objetivo Geral
O curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker plicados ao Ensino de Ciências, Campus Linhares, visa proporcionar uma formação abrangente dos professores que fortaleça suas competências para integrar tecnologias educacionais e cultura Maker ao ensino de ciências possibilitando assim, desenvolver competências que aprimorem as habilidades pedagógicas e estimule a participação em projetos de pesquisa educacional.


Objetivos Específicos
● capacitar professores a integrar efetivamente tecnologias educacionais, como recursos digitais e plataformas interativas, no planejamento e execução de aulas de ciências.


● Proporcionar experiências práticas no laboratório Maker, incentivando os professores a explorar e incorporar elementos da cultura Maker em suas práticas de ensino.


● Incentivar os professores a desenvolverem produtos educacionais, como jogos educacionais, simulações e atividades práticas, para enriquecer o processo de aprendizagem.


● Orientar os professores na elaboração e submissão de artigos científicos sobre as práticas inovadoras no uso de tecnologias educacionais e elementos da cultura Maker no ensino de ciências.

 

Público-alvo
Educadores com formação superior em Ciências, Química, Física, Biologia e Matemática, reconhecida pelo MEC, atuantes no setor público ou privado, que buscam aprimorar suas abordagens pedagógicas e modernizar o processo de ensino e aprendizagem mediante a incorporação de inovações em tecnologias educacionais e exploração da cultura Maker.

Perfil do Egresso
O egresso do curso de pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker Aplicados ao Ensino de Ciências do campus Linhares, será um educador capacitado e inovador, apto a integrar tecnologias modernas e práticas da cultura Maker em suas aulas de ciência na rede pública ou privada. Com experiência em utilizar recursos tecnológicos para tornar as aulas mais interativas, será capaz de desenvolver atividades e projetos que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Adicionalmente, compartilhará suas experiências com outros
educadores, contribuindo para a formação continuada e promovendo a inovação pedagógica.

 

Corpo Docente do Curso

Tales Costa de Freitas

Doutor, Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciências Físicas

Tales.feitas@ifes.edu.br 

https://lattes.cnpq.br/5200399018205860

 

Lucas Sousa Carvalho Martins

Doutor, Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciências Físicas

lucas.martins@ifes.edu.br 

http://lattes.cnpq.br/0730561898059401 



Felipe Henrique Gonçalves da Silva

Doutor em Ciências Humanas e Sociais , Mestre em História, Especialista em Globalização e Cultura, Licenciado em História e Licenciado em Ciências Sociais

 

Douglas Espíndola Baessa

Graduado em Matemática, Mestre na área de Ensino da Matemática.

https://lattes.cnpq.br/7438092810588494 

douglas.baessa@ifes.edu.br 

Lucas Vago Santana

Graduação em Engenharia de Controle e Automação, mestrado e doutorado em Engenharia.

https://lattes.cnpq.br/6701803841076777 

 

Luciano Leonardo Sampaio Fortes

Graduado em Engenharia de Controle e Automação, Mestre em Engenharia de Controle e Automação.

https://lattes.cnpq.br/6829231085472348 

lucianofortes@ifes.edu.br 

 

Vinicius Belmuds Vasconcelos Tatagiba

Graduado em Engenharia de Controle e Automação e pós-graduado em Práticas Pedagógicas para
Professores com mestrado em Engenharia Elétrica.

https://lattes.cnpq.br/5444909177343376 

vinicius.tatagiba@ifes.edu.br

 

Aline da Silva Demuner

Graduação em Física e mestrado em Física.

http://lattes.cnpq.br/6841855292424284

aline.demuner@ifes.edu.br 

Ricardo Rodrigo Silva Lopes

Licenciado em Física , Especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) e Mestre em Ensino de Física

http://lattes.cnpq.br/2220074449113740 

Ricardo.lopes@ifes.edu.br 

 

 

Componentes Curriculares:

 

Descrição Componentes Curriculares

Nome do Professor(a) Responsável

Obrigatória ou Optativa

Carga Horária

(Distância + Presencial)

Introdução às tecnologias dos laboratórios de fabricação Maker

Lucas Vago Santana

 

Obrigatória

15h

(11h + 4h)

Tecnologias Educacionais

Douglas Espíndola Baessa

 

Obrigatória

15h

(11h + 4h)

Metodologias Ativas

Aline da Silva Demuner

Obrigatória

30h

(22h + 8h)

Metodologia de Pesquisa

Felipe Henrique Gonçalves da Silva

 

Obrigatória

15h

(15h + 0h)

Práticas de programação

Vinicius Belmuds Vasconcelos Tatagiba

Obrigatória

30h

(22h + 8h)

Gamificação para Ensino de Ciências

Ricardo Rodrigo Silva Lopes

 

Obrigatória

15h

(15h + 0h)

Escrita de pré-projeto

Lucas Sousa Carvalho Martins

 

Obrigatória

45h

(37h + 8h)

Modelagem e fabricação assistidas por computador

Luciano Leonardo Sampaio Forte

Roberto Felipe Andrade Menezes

Obrigatória

30h

(22h + 8h)

Escrita do projeto de pesquisa

Tales Costa de Freitas

Aline da Silva Demuner

 

Obrigatória

45h

(37h + 8h)

Execução do Produto Educacional

Tales Costa de Freitas

Obrigatória

30h

(22h + 8h)

Escrita em Latex

Lucas Sousa Carvalho Martins

Obrigatória

30h

(30h + 0h)

 

Trabalho Final de Curso

Felipe Henrique Gonçalves da Silva

Obrigatória

60h

(60h + 0h)

 

Projeto Pedagógico

Regulamento

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página