Pós-Graduação Especialização em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker
Objetivo Geral
O curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker plicados ao Ensino de Ciências, Campus Linhares, visa proporcionar uma formação abrangente dos professores que fortaleça suas competências para integrar tecnologias educacionais e cultura Maker ao ensino de ciências possibilitando assim, desenvolver competências que aprimorem as habilidades pedagógicas e estimule a participação em projetos de pesquisa educacional.
Objetivos Específicos
● capacitar professores a integrar efetivamente tecnologias educacionais, como recursos digitais e plataformas interativas, no planejamento e execução de aulas de ciências.
● Proporcionar experiências práticas no laboratório Maker, incentivando os professores a explorar e incorporar elementos da cultura Maker em suas práticas de ensino.
● Incentivar os professores a desenvolverem produtos educacionais, como jogos educacionais, simulações e atividades práticas, para enriquecer o processo de aprendizagem.
● Orientar os professores na elaboração e submissão de artigos científicos sobre as práticas inovadoras no uso de tecnologias educacionais e elementos da cultura Maker no ensino de ciências.
Público-alvo
Educadores com formação superior em Ciências, Química, Física, Biologia e Matemática, reconhecida pelo MEC, atuantes no setor público ou privado, que buscam aprimorar suas abordagens pedagógicas e modernizar o processo de ensino e aprendizagem mediante a incorporação de inovações em tecnologias educacionais e exploração da cultura Maker.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Cultura Maker Aplicados ao Ensino de Ciências do campus Linhares, será um educador capacitado e inovador, apto a integrar tecnologias modernas e práticas da cultura Maker em suas aulas de ciência na rede pública ou privada. Com experiência em utilizar recursos tecnológicos para tornar as aulas mais interativas, será capaz de desenvolver atividades e projetos que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Adicionalmente, compartilhará suas experiências com outros
educadores, contribuindo para a formação continuada e promovendo a inovação pedagógica.
Corpo Docente do Curso
Tales Costa de Freitas
Doutor, Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciências Físicas
https://lattes.cnpq.br/5200399018205860
Lucas Sousa Carvalho Martins
Doutor, Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciências Físicas
http://lattes.cnpq.br/0730561898059401
Felipe Henrique Gonçalves da Silva
Doutor em Ciências Humanas e Sociais , Mestre em História, Especialista em Globalização e Cultura, Licenciado em História e Licenciado em Ciências Sociais
Douglas Espíndola Baessa
Graduado em Matemática, Mestre na área de Ensino da Matemática.
https://lattes.cnpq.br/7438092810588494
Lucas Vago Santana
Graduação em Engenharia de Controle e Automação, mestrado e doutorado em Engenharia.
https://lattes.cnpq.br/6701803841076777
Luciano Leonardo Sampaio Fortes
Graduado em Engenharia de Controle e Automação, Mestre em Engenharia de Controle e Automação.
https://lattes.cnpq.br/6829231085472348
Vinicius Belmuds Vasconcelos Tatagiba
Graduado em Engenharia de Controle e Automação e pós-graduado em Práticas Pedagógicas para
Professores com mestrado em Engenharia Elétrica.
https://lattes.cnpq.br/5444909177343376
Aline da Silva Demuner
Graduação em Física e mestrado em Física.
http://lattes.cnpq.br/6841855292424284
Ricardo Rodrigo Silva Lopes
Licenciado em Física , Especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) e Mestre em Ensino de Física
http://lattes.cnpq.br/2220074449113740
Componentes Curriculares:
Descrição Componentes Curriculares |
Nome do Professor(a) Responsável |
Obrigatória ou Optativa |
Carga Horária (Distância + Presencial) |
Introdução às tecnologias dos laboratórios de fabricação Maker |
Lucas Vago Santana
|
Obrigatória |
15h (11h + 4h) |
Tecnologias Educacionais |
|
Obrigatória |
15h (11h + 4h) |
Metodologias Ativas |
Obrigatória |
30h (22h + 8h) |
|
Metodologia de Pesquisa |
Felipe Henrique Gonçalves da Silva
|
Obrigatória |
15h (15h + 0h) |
Práticas de programação |
Vinicius Belmuds Vasconcelos Tatagiba |
Obrigatória |
30h (22h + 8h) |
Gamificação para Ensino de Ciências |
Ricardo Rodrigo Silva Lopes
|
Obrigatória |
15h (15h + 0h) |
Escrita de pré-projeto |
Lucas Sousa Carvalho Martins
|
Obrigatória |
45h (37h + 8h) |
Modelagem e fabricação assistidas por computador |
Luciano Leonardo Sampaio Forte Roberto Felipe Andrade Menezes |
Obrigatória |
30h (22h + 8h) |
Escrita do projeto de pesquisa |
Tales Costa de Freitas Aline da Silva Demuner
|
Obrigatória |
45h (37h + 8h) |
Execução do Produto Educacional |
Tales Costa de Freitas |
Obrigatória |
30h (22h + 8h) |
Escrita em Latex |
Lucas Sousa Carvalho Martins |
Obrigatória |
30h (30h + 0h)
|
Trabalho Final de Curso |
Felipe Henrique Gonçalves da Silva |
Obrigatória |
60h (60h + 0h) |
Redes Sociais