Página inicial > Notícias > Inovando para um futuro mais sustentável: os destaques dos projetos de extensão do curso de Bacharelado em Administração

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 11h44 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 08h12

Estudantes do 5º período do curso de Bacharelado em Administração do Ifes campus Linhares demonstraram, em seus relatórios finais do projeto de extensão da disciplina de Projeto Integrador de Extensão III, a capacidade de investigar e gerar conhecimento científico para solucionar problemas reais. Essa prática, integrada ao currículo acadêmico, demonstra o compromisso da instituição em formar profissionais engajados com as demandas da comunidade.

Os cinco grupos apresentaram propostas inovadoras que abordam temas relevantes para o cenário atual. Através de suas pesquisas, os alunos contribuem para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade e comunidade da cidade de Linhares.

O grupo composto por Ana Kétlen Carvalho de Oliveira, Lorenza Rodrigues Silvério, Maylla Karoline Gonçalves, Roberta Meireles da Silva e Virgínia Della Valentina da Silva desenvolveu um projeto de assessoria em gestão de marca, destinado ao programa “Mulheres do Cacau” do Incaper. O objetivo do projeto foi auxiliar as participantes na criação de uma identidade visual única para seus produtos artesanais, visando fortalecer sua presença no mercado e facilitar a comercialização. O projeto foi coordenado por Ellen Luci.

O Ensino de Ferramentas Office para alunos do ensino fundamental da comunidade do Pó do Shell em Linhares foi o objetivo do grupo formado por Arielli Reboli de Bruym, Lucineide Rodrigues de Freitas e Stéfany Amabilly Victória Rigoni da Silva. A iniciativa visa proporcionar aos jovens o desenvolvimento de competências tecnológicas essenciais para o sucesso em ambientes profissionais e acadêmicos. O projeto foi coordenado por Faiçal Gazel.

O grupo composto por Adna Esther Ronchi Malverdi, Ricardo Bayerl Cesana Bittencourt, Edislany Santos de Jesus, Julia Rodrigues Campe, Caio Ferreira Costa e Gabriel Morais Mendonça Nascimento teve como objetivo principal elaborar estudos de viabilidade financeira que visam fortalecer a conexão entre as comunidades agrícolas e as instituições financeiras. A iniciativa busca proporcionar aos pequenos produtores rurais o acesso a recursos e ferramentas indispensáveis para a implantação e gestão sustentável de fábricas de chocolate artesanal. O coordenador é Tiago José Pessotti.

A Associação Pestalozzi, instituição dedicada à promoção da autonomia e inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares, possui como objetivo principal a melhoria contínua dos serviços oferecidos. Nesse sentido, o grupo formado por Adriana Santos, Júnia Axer, Lara Késia, Luiz Henrique, Luiza de Carvalho, Rebeca Borges e Sâmeky Álefe propôs a otimização dos processos de produção nas oficinas de fabricação de biscoitos e massas, visando aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos. O coordenador é Reginaldo Sena.

Com o objetivo de promover a educação financeira desde a infância, as estudantes Julia de Souza Reis, Karollayne da Silva Diogo, Kaylane Lopes dos Santos, Lua Letizia, Maria Luisa dos Reis Alves, Rúbia Borges e Yasmim Viçoza desenvolveram um projeto de extensão para alunos do 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais. Utilizando recursos pedagógicos como encenações, jogos e oficinas lúdicas, as estudantes buscam tornar o tema mais acessível, abordando conceitos como consumo consciente, planejamento financeiro, uso responsável do crédito e a importância de comparar preços antes de realizar compras. O coordenador do projeto é Osmar José Bertholini Pianca.

Confira os relatórios finais dos projetos apresentados:

Projeto I - Assessoria em Gestão de Marca de produtos artesanais para o programa "Mulheres do Cacau"

Projeto II - Ensino de ferramentas Office para Alunos do ensino fundamental da comunidade do Pó do Shell em Linhares

Projeto III - Assessoria financeira para investimento na produção de chocolate artesanal

Projeto V - Melhorias nos processos de fabricação de massas e biscoitos da Associação Pestalozzi Linhares

Projeto IV - Educação financeira nas escolas públicas de Linhares